sábado, 13 de fevereiro de 2010

PORONGA: A luz dos Povos da Floresta

Na última quinta feira, 11 de fevereiro, aconteceu a solenidade de formatura dos estudantes do Projeto Poronga em Tarauacá.
Nossa Escola participou ativamente do projeto e do evento. fomos muito bem representados por nossos professores e, principalmente, por nossa Gestora Professora Neusa Rego, que discursou, entregou diploma e  se emocionou com a conquista de todos.
O evento contou com a participação de mais de 200 estudantes e ainda autoridades como por exemplo: Professora e Coordenadora Estadual do Projeto Emile Areal, Francisca Aragão, Coordenadora do Núcleo Regional de Educação representando a Secretária Estadual de Educação, Maria Correia, professores, estudantes e familiares.
foi uma vitória de todos.

O tão esperado momento

professores do projeto em Tarauacá

Professoras: Rosiane, Neusa, Emile e Aragão

Maria Rosiane: Coordenadora do Poronga em Tarauacá

Emile Areal e Francisco Sousa

Professora Vicência Reginaldo

Professora Gislaine

Diretoras: Elisângela e Neusa 

Neusa e Jocilene

Liberdade e Auxiliadora

Dalva, Arlete Nere e Tereza Veras

formandos

Professora Clícia



tumas

a hora do hino 

Personalidades da Educação

Aluna Luzia Rodrigues fala em nome das turmas

Francisca Dayana faz o Juramento

todos juram cuidar da educação

Rosiane, Neusa, Emile e Aragão

Érica Alessandra fala em nome dos professores

Neusa fala em nome dos diretores

Francisca Aragão fala em nome do Governo do Estado

diplomação

diplomação

diplomação

diplomação

diplomação


diplomação

diplomação

diplomação

diplomação

diplomação

familiares e alunos

O Projeto Poronga contribui diretamente para que o IDEB do Acre seja mais alto, uma vez que, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é calculado com a base nos dados de aprovação, reprovação e abandono nas redes de ensino de estados e municípios e nas escolas, medidos pelo Censo Escolar do MEC. Quanto menos tempo o aluno demorar de uma série para a outra (menos reprovação), melhor será o IDEB da escola. Nestes nove anos presentes no Acre, aproximadamente 20 mil estudantes foram beneficiados.

O Poronga tem recebido a visita técnica de vários Estados ao longo desses anos, que após conhecerem sua metodologia acabam implantando o programa, dentre eles Pernambuco, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Brasília e Amazonas. Criado em 2002 em parceria com a Fundação Roberto Marinho com o objetivo de corrigir a distorção, a iniciativa contribuiu para diminuir a distorção no Acre, que chegava a 54% das matrículas realizadas no ensino fundamental. Com a expansão para 11 municípios, o índice baixou para 30%, e a meta é reduzir até o final do ano em 20%.

Por ser um programa direcionado a pessoas que tem um histórico escolar de desistências e reprovações, sua metodologia é baseada no fortalecimento da autoestima dos alunos, ação mantida até o dia da cerimônia de entrega dos diplomas, onde se faz uma homenagem aos estudantes que superaram dificuldades no decorrer do curso.

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