domingo, 5 de fevereiro de 2012

EXPECTATIVA DO PRIMEIRO DIA DE AULA


No primeiro dia de aula, peço aos alunos que escrevam o que eles esperam da disciplina, do  professor e dos colegas.  Entra ano e passa ano, as respostas tem sido mais ou menos as mesmas.
Da disciplina,  os alunos esperam adquirir novos conhecimentos e que eles possam colocá-las em prática na vida profissional, ou seja, que a disciplina seja útil.
Do professor,  eles esperam que ele esteja aberto ao diálogo, que tenha um bom relacionamento com os alunos, que seja claro e dinâmico. Alguns alunos esperam que o professor seja um facilitador do conhecimento, outros que o professor passe provas fáceis, entretanto, tenho percebido que alguns esperam que o professor seja mais rigoroso com os alunos, que exijam mais deles.
Quanto às expectativas dos colegas, as respostam variam entre amizade, companheirismo, comprometimento, seriedade, silêncio durante as explicações do professor e respeito.
Através deste contato, eu tenho uma visão das expectativas dos alunos, tenho um retrato, um perfil da turma e principalmente estabeleço minhas estratégias de ensino.
Se o professor conseguir identificar quais são as necessidades e desejos de seus alunos e procurar atendê-los, penso que ele aumentará as possibilidades de êxito no processo ensino e aprendizagem.
Assim como é interessante para o professor conhecer o que os alunos esperam dele, penso que é  interessante para os alunos,  saberem o que o professor espera deles; o que deixa o professor satisfeito ou chateado, como por exemplo,  durante a explanação da disciplina,  o aluno pegar uma revista e ficar lendo na sala de aula.
É interessante lembrar ao aluno de que ele, professor também é um ser humano, e assim como tal,  haverão dias em que ele estará também de mau humor.
O diálogo e boa vontade de ambas as partes, são fundamentais para um bom relacionamento em sala de aula.

Nenhum comentário: