FORMAÇÃO DOS PROFESSORES 2012
OBJETIVO GERAL: Planejar o ano letivo com toda equipe escolar considerando as necessidades de aprendizagens dos alunos, o alcance das expectativas previstas para cada ano e disciplina.
Objetivos Específicos:
- Refletir sobre os resultados da escola em 2011;
- Analisar e revisar os planos de cursos;
- Desenvolver a leitura em todas as disciplinas;
- Dialogar com os professores sobre as principais práticas pedagógicas e administrativas da escola;
- Planejar e organizar os primeiros dias de aula;
DIA – 01/02/2012
8:00 – Boas vindas e apresentação
8:30 – Café da manhã
MANHÖ Iniciando os trabalhos e Análise dos resultados da escola/2011.
· Criando escolas que aprendem – Anexo 2 – material SEE;
· Apresentação do IDEB/2009
· Apresentação do SEAPE/2009/2010/2011
· Apresentação dos dados da matricula, aprovação, reprovação, abandono e distorção idade série/2011.
· Reflexão sobre os dados apresentados – Anexo 9- material SEE;
· Leitura compartilhada do texto: “Todos os alunos podem aprender”.
TARDE: – Revisão dos Planos de Curso;
· Dinâmica do equilíbrio;
· Calendário 2012;
· Por área os professores irão rever os planos de cursos, fazendo as alterações necessárias (quais capacidades se pretende desenvolver ao longo do ano? Quais conteúdos ensinar? Como organizar os conteúdos a serem trabalhados: em forma de atividades permanentes, sequências de atividades, projetos..
2º DIA – 02/02/2012
MANHÃ: Foco na leitura
· Slide de motivação;
· Oficina de leitura.
TARDE– Orientações Gerais
- Acolhimento dos alunos novos;
- Definição de regras (contrato didático);
- Horário de entrada e saída;
- Participação efetiva nos eventos da escola;
- Uso do celular dentro de sala de aula;
- Cumprimento do cronograma de planejamento;
- Postura do professor em sala de aula;
- Selecionar o material didático antes de ir para a sala de aula;
- Solicitar material com antecedência na secretaria;
- Freqüência do aluno;
- Planejamento quinzenal;
- Critérios e instrumentos e avaliação;
- Carga horária dos projetos;
- Calendário de reposição de aulas;
- Encontros pedagógicos;
- Observação de aulas;
- Atividades de leitura e escrita;
- Trabalhar as dificuldades dos alunos durante o ano;
- Apoio pedagógico/Aulas de recuperação;
- Olimpíadas Língua Portuguesa;
- Orientação da avaliação diagnóstica;
- Planejamento e dicas para a 1ª semana de aula;
Nenhum comentário:
Postar um comentário