quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA PLÁCIDO DE CASTRO 2012

  
             FORMAÇÃO DOS PROFESSORES 2012

OBJETIVO GERAL: Planejar o ano letivo com toda equipe escolar considerando as necessidades de aprendizagens dos alunos, o alcance das expectativas previstas para cada ano e disciplina.

Objetivos Específicos:

  •  Refletir sobre os resultados da escola em 2011; 
  •  Analisar e revisar os planos de cursos; 
  •  Desenvolver a leitura em todas as disciplinas; 
  •  Dialogar com os professores sobre as principais práticas pedagógicas e administrativas da escola; 
  • Planejar e organizar os primeiros dias de aula; 

 DIA – 01/02/2012

8:00 – Boas vindas e apresentação

8:30 – Café da manhã

MANHÖ Iniciando os trabalhos e Análise dos resultados da escola/2011.

· Criando escolas que aprendem – Anexo 2 – material SEE;

· Apresentação do IDEB/2009

· Apresentação do SEAPE/2009/2010/2011

· Apresentação dos dados da matricula, aprovação, reprovação, abandono e distorção idade série/2011.

· Reflexão sobre os dados apresentados – Anexo 9- material SEE;

· Leitura compartilhada do texto: “Todos os alunos podem aprender”.

TARDE: – Revisão dos Planos de Curso;

· Dinâmica do equilíbrio;

· Calendário 2012;

· Por área os professores irão rever os planos de cursos, fazendo as alterações necessárias (quais capacidades se pretende desenvolver ao longo do ano? Quais conteúdos ensinar? Como organizar os conteúdos a serem trabalhados: em forma de atividades permanentes, sequências de atividades, projetos..


2º DIA – 02/02/2012

MANHÃ: Foco na leitura

· Slide de motivação;

· Oficina de leitura.

TARDE– Orientações Gerais

  • Acolhimento dos alunos novos; 
  •  Definição de regras (contrato didático); 
  •  Horário de entrada e saída; 
  • Participação efetiva nos eventos da escola; 
  • Uso do celular dentro de sala de aula; 
  • Cumprimento do cronograma de planejamento; 
  • Postura do professor em sala de aula; 
  • Selecionar o material didático antes de ir para a sala de aula; 
  • Solicitar material com antecedência na secretaria; 
  •  Freqüência do aluno; 
  •  Planejamento quinzenal; 
  •  Critérios e instrumentos e avaliação; 
  •  Carga horária dos projetos; 
  •  Calendário de reposição de aulas; 
  •  Encontros pedagógicos; 
  •  Observação de aulas; 
  • Atividades de leitura e escrita; 
  •  Trabalhar as dificuldades dos alunos durante o ano; 
  • Apoio pedagógico/Aulas de recuperação; 
  • Olimpíadas Língua Portuguesa; 
  •  Orientação da avaliação diagnóstica; 
  •  Planejamento e dicas para a 1ª semana de aula;           































Nenhum comentário: