sábado, 4 de junho de 2016

PLANEJAMENTO HORIZONTAL



PAUTA II PLANEJAMENTO HORIZONTAL – 2016


PERÍODO: 02.06.2016 – Quinta-feira

TEMPO PREVISTO: 4h

CAPACIDADES/OBJETIVOS

  • Reconhecer a sequência didática como um recurso pedagógico que norteia o ensino;
  • Analisar SDs de diferentes áreas de conhecimento para que o coordenador se aproprie de conhecimentos para intervir na sua elaboração e validação;
  • Apresentar o rendimento bimestral,  fazendo algumas reflexões sobre o resultado e o que pode ser melhorado nos segundo semestre  para superar as dificuldades do primeiro.
  • Discutir e refletir a cerca de alguns pontos que precisam ser melhorados para o desenvolvimento do trabalho no unidade de ensino.
  •  

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGENS/CONTEÚDOS

  • Sequência didática – estudo e análise.
  • Rendimento do 1º bimestre- apresentação e análise.
  • informes.
 RECURSOS


·         Extensão e adaptadores para tomadas;
·         Apresentação PPT/Pauta;
·         Papel A4/sulfite;
·         Textos;
·         Data show/ caixinhas de som/ notebook.


 SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM


[Das 18h às 18h15min] – ABERTURA/ ACOLHIMENTO

§ Acolhida – Vídeo “.......”
§ Estabelecer combinados quanto ao cumprimento dos horários, uso de celular durante o encontro etc.
§ Orientar os participantes para fazerem o registro escrito das discussões como extensão da nossa memória. 
§ Apresentação dos objetivos e conteúdos do encontro.

[Das 18h15min às 18h35min]SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO
ATIVIDADE I – ESTUDO DIRIGIDO


§ Explicar que neste momento será realizada a leitura do texto: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO de Vanusa Stefanon Maroquio, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Camila de Oliveira Fonseca para apropriação dos conhecimento sobre o tema abordado;
§ A leitura será feita silenciosamente por cada participante;
§ Após este momento o formador fará a socialização das ideias do texto com todo o grupo.

COLA – TÓPICOS DO TEXTO

- Definição de sequência didática;
- conjunto de funções para elaboração da SD;
- Quadro para elaboração da SD;


[Das 18h35min às 19h20min]
ATIVIDADE II - ANÁLISE DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

·      A formadora  solicitará que os professores se reúnam por área , conforme divisão abaixo, para realizar a análise de uma sequência didática, com base no que foi estudado na primeira atividade;
·      G1 – Português
·      G2 –História;
·      G3 – Geografia;
·      G4 - Ciências;
·      G5 - Matemática;
·      Entregar aos grupos, cópias de sequências didáticas de diferentes áreas conhecimento e pedir que cada grupo leia e analise a SD destacando os pontos que precisam de intervenções do coordenador pedagógico. Neste momento, é importante destacar que se faz necessário a retomada dos quadros de elaboração e validação das SDs :
·      Após a análise os grupos farão a socialização de suas observações.

Análise da SD 2 – HIST. - Cola
  
Análise da SD 3 – GEOG. - Cola

Análise da SD 4 – CN – Cola

Análise da SD 5 – MAT. – Cola

  
FORMADOR
Lembrete:

Após as discussões acima, o formador deverá ressaltar a importância de se elaborar atividades significativas, mobilizadoras, que contribuam para a compreensão do texto e proficiência leitora dos alunos. Falar da necessidade da escola criar condições para que os alunos se apropriem dos diferentes procedimentos de leitura de textos. Falar também da importância de que os  professores de todas as disciplinas compreendam os procedimentos de como poderiam trabalhar com os textos que circulam em suas áreas, para tanto o coordenador no momento do planejamento orientar os professores a utilizarem os diferentes gêneros textuais indicados nas OCs.

·      Apresentar aos professores o que deve ser observado numa sequência didática descritiva, conforme quadro abaixo:


Objetivo da aula
Avaliação de verificação da aprendizagem
Atividades
Professor
Aluno
Organização da sala de aula
Tempo
Recursos/
material
O que você quer que seus alunos saibam ou sejam capazes de fazer (habilidade) ao final da aula
Descreva como você vai verificar se eles aprenderam:
- Qual pergunta o aluno deverá responder ou qual atividade deverá desempenhar?
-Que instrumento será usado para fazer a verificação?
O que você fará?
O que os alunos farão enquanto isso?
Como a sala estará organizada
Tempo em minutos para cada etapa
Recursos necessários


[Das 19h20min às 19h35min] - INTERVALO

Comemoração dos aniversariantes

[Das 19h35min ás 20h ]

·       Apresentação do rendimento do primeiro bimestre;

[Das  20h ás 22h]

 INFORMES ADMINISTRATIVOS
  

Sites:




































Nenhum comentário: